top of page

Cafajestes... há quem goste, há quem odeie... onde você se 'enquadra'?

Há muito tempo que se discute o perfil de quem é ou não cafajeste. É eu sei, isso é importante! Mas... para quem mesmo? Pois sinceramente falando é fácil perceber muita gente deixando-se enganar para conhecer, provar e depois se fazer de arrependida, no entanto de forma verdadeira muitos homens já anunciam-se assim e outras pessoas confessam mesmo uma queda pelo estilo ‘cafa’.


Não vim aqui acusar ou defender cafajeste algum, pelo contrário... falar sobre, é conhecer e com isso sabemos também o que nos agrada, qual é nossa vontade e objetivo em um relacionamento. Quantas e quantas vezes saímos bem produzidas, com autoestima maravilhosa com expectativa de encontrar um homem incrível, para ficar, em seguida namorar, nos imaginamos em mil situações com ele e nos decepcionamos? Outras queremos e desejamos apenas um encontro casual, uma transa, ou nada demais, bancar uma de ‘devoradora’ de homens mesmo e nos deparamos com um homem que vale mesmo a pena investir, namorar, querer e cuidar?!


Isso é relativo, mas nada melhor que o tempo para você perceber como a pessoa que lhe interessa se apresenta, se está te levando a sério ou não, que tipo de relacionamento vocês possuem, MAS saiba que isso depende muito de você! É sim... pois como eu desejo uma coisa e procuro outra totalmente diferente?! Como quero um tipo de relacionamento e me permito a uma possibilidade totalmente oposta? Muita calma nessa hora e tenha certeza do que deseja, do que procura.
Geralmente um cafajeste, principalmente os que omitem que são, não tem muito sucesso no quesito tempo, isso de forma tanto quantitativo (pouco tempo e disponibilidade, pois da assistência a você e mais um milhão) e qualitativo (porque pode até ser gostoso e ter uma ótima pegada, mas como a disponibilidade dele é comprometida... ele dá prioridade em se satisfazer, apesar de te fazer gozar algumas vezes!). Você nunca sabe quando e como ele volta. Muitas vezes quando está ao seu lado parece uma ‘metralhadora’ social, nunca se concentra em você, atende telefone para todo mundo, mexe no celular, manda vários sms, combina mil baladas, passeios e viagens em que raramente você está incluída.  Ele é disperso e parece que tem sempre uma pressa chata depois que transa. Atente-se para isso mulher!


Homem de verdade  (no modo que se apresenta, as atitudes são de responsabilidade e afeto) é como vinho bom, fica melhor com o passar do tempo! A maneira que ele se aproxima e permanece por perto faz toda a diferença e sabe priorizar os momentos à dois sem deixar nada ou ninguém atrapalhar vocês, conciliando perfeitamente com a vida social dele, com tempo para família, amigos, atividades pessoais, trabalho, dentre outros!


Você sabe o que é constância? significa estabilidade, seguir de forma contínua! É isso que quer? Pois é... raramente vai ser isso que o cafajeste irá oferecer. Nada mais angustiante do que estar num relacionamento de altos e baixos! Muitas vezes os cafajestes fazem você ter essa sensação de surpresa nociva o tempo todo, surpresas quase sempre desagradáveis! E quando acha que não pode ser pior, piora. Cada novidade que descobre daquele sujeito que diz que te ama, te quer e espera filhinhos é uma catástrofe que faz você ficar cada dia mais tolerante com coisas ruins até deixar sua autoestima no chão!


O homem que se envolve verdadeiramente te faz sentir segura e você sabe como se organizar emocionalmente e sente que divertimento, leveza e crescimento ao lado dele. Você se sente bem, mais segura adora exaltar com honestidade o quão significativa e importante você é na vida dele. Ele não dá brechas para dúvidas e está sempre por perto nos dias difíceis, a tal ponto que você se pergunta “como eu vivi até hoje sem ter encontrado você?!” Se esse momento chegou na sua vida, valorize! Esse homem é mesmo o tipo que vale a pena!


Ter alguém por ter ao seu lado não é sinônimo de presença! Tem pessoas que trazem um peso imenso e um clima ruim sem tamanho ao relacionamento, é caso a se pensar. Geralmente o que realmente define o termo ‘ presença’ na sua vida não é tão somente a quantidade, mas a qualidade do tempo e do modo como essa pessoa estar para você! Preciso lembrar que o cafajeste é habilidoso e de tão especialista consegue estar em muitos lugares ao mesmo tempo e não estar em nenhum?! Ele quer engolir o mundo de uma vez só e por isso o namoro ou o casamento são o fim na opinião dele!!! (Nunca esqueça disso!). Quando pensa em ficar com alguém ele fala que vai se “amarrar” numa mulher, tem gente que acha engraçado, tem tola que acha lindo... mas falando sério, com ecessão da fantasia sexual, essa metáfora não é nada feliz!


Os compromissos do cafa vem sempre em primeiro 
lugar e os seus são se sobrar tempo ou por acaso. As datas significativas são ótimas para identificar os cafajestes, estou rindo alto, (algum que esteja a ler o texto deve estar me amando, calma garotos, vocês não são de todos ruins, amadureçam! Ai sim, serão perfeitas delícias!), pois raramente ele são vistos participando diretamente da sua vida, quase sempre você participa na dele, mas é porque mulher tu eis uma simbiose, passiva e asujeitada... não há troca na relação! Seja no seu aniversário, natal, ano novo, feriado prolongado, carnaval, dia dos namorados, etc. Qualquer coisa que pareça com “ele estar entrando na sua vida” é sinal de perigo. O ‘cafa’ cai fora, foge de compromisso!



Já o envolvimento com alguém bem diferente envolve qualidade quando encontram segurança em ti, ele olha nos seus olhos sem fugir, na hora que você se sente a vontade para dizer, “eu te amo” ele não fala ‘também’ ou ‘obrigado’ ele diz: eu te amo mais! Ele NÃO anda querendo ser o máximo ou ‘caçando’ mulheres 24horas do dia, pois a única coisa que realmente interessa é vocês e como pode fazer que a vida dele ande em paralelo com a sua. Ele pensa no futuro e age no presente para que esse futuro se solidifique e se realize! Não há hesitação, nem recuo, muito menos decisões afobadas quando está ao lado dele, por mais impulsivo que ele possa vir a ser, ele se organiza e raciocina!


A genenrosidade é o maior afrodisíaco que existe, pois exercita a capacidade de uma pessoa considerar a outra ao tomar uma decisão. Você pensa sempre no bem estar do outro, de como se sentiria mesmo você não estando presente! Boa parte dos cafajestes são infantis, não sabem que existem vidas reais para além do próprio eixo! Muitas vezes  a mente, o comportamento e os sentimentos estão misturados em um buraco negro psicológico... faz coisa errada, te magoa e ainda faz te sentir culpada e pedir desculpa!!! Ahhhhh, esse sem dúvida esse tem doutorado na área e é uma mistura de cafajeste com canalha! O que importa é o que ele quer, e geralemente não é grande coisa. Hum esqueci que, os pedido de desculpas são raros quase inexistentes e as pequenas gentilezas só acontecem até a hora dele transar com você. Depois que gozou o esforço dele em fazer você gozar é quase zero e quando acontece é só para reafirmar o ego megalomaníaco de um menino que quer aparecer sempre bem para si e principalmente as demais pessoas.


Aquele ‘cara’ que quase sempre desejamos, faz bem diferente... tem ‘vida psicologicamente’ rica e madura, não discute por pouca coisa! Faz sua dama brilhar ao seu lado, a sua generosidade é a mais alta qualidade, pois pensa em si, mas antes no outro! Partilha sua felicidade com as demais pessoas, incluindo você sem cobranças, mesquinharias emocionais e ciúme. Não tem medo de ceder espaço na vida, na agenda, no tempo e disponibilidade dele, pois é vívido e criativo que tem lugar para entrar numa relação e continuar sendo o que era e ainda melhor pelo vir a ser depois de viver com alguém.


Diante de cada ponto que foi exposto aqui a ‘consistência’ é a cartada ‘final’.... raramente os cafajestes conseguem alinhar o que falam, o que pensam, o que sentem e o que fazem. E por conta disso se aproveitam desse tipo de variabilidade para falar uma coisa diferente do que sentem e pensam que agem a cada momento e a cada compania! Pois entenda que é típico da criatura: se ele diz que gosta de você, mas não demonstra, desconfie! Se ele diz que tem planos contigo, se não tem um passo-a-passo é só enrolação! Se ele diz que pensa em você o tempo todo, mas não te liga, aparece na sua casa ou dá sinal de vida, é só mentira dele.  Pois aqueles que valem a pena cada investida de carinho e atenção são homens que apesar de entender que nem sempre estamos vem ou somos previsíveis, conseguem sustentar uma coerência em suas atitudes e opinião. Eles assumem seus defeitos, medos, enfrentam os desafios e conseguem ir avançando na escalada do relacionamento conforme o curso natural de uma vida à dois. Ele fala o que pensa, ele age conforme promete e o que sente por você fica explícito na sua cara, contra fatos não há argumentos. Por isso confio mais em que demonstra em ações o que sente!


Lembrando meus amores... não cobrem o que não 
oferecem! Não duvidem da existência dos homens de verdade! Eles só existem para quem assim for uma mulher de verdade a ele! Se com tudo comentando aqui você ainda prefira um cafajeste, não se puna, não fique triste ou critique quem escolhe... as vezes temos recaídas e nos envolvemos com eles novamente o que é normal... pois há algo em mim que me leva a isso, situações  que queremos eles assim, mesmo cheios de esgoísmo como são. Não julgue! veja, pense e avalie também quem você é, o que você quer, e o que está disposto a ter entre vocês. Particularmente existe uma diferença em ser um grande cafajeste e ter um homem maravilhoso que sabe ser cafajeste nos momentos que é de comum acordo de ambos, muitas vezes os cafas na cama!



Exposto os prós e contras, reflexão: E você, o que acha? O que prefere? Consegue lidar com o cafajeste, ter relacionamento e viver com ele mesmo assim?! Ou para você é impossível?



Ângela – psicóloga e psicopedagoga, em 08/03/2013.

© 2012 by Alice Styles. No animals were harmed in the making of this site.

bottom of page