top of page

A importância das preliminares

Tanto para o homem quanto a mulher, que são seres desejosos e ao mesmo tempo sensíveis, é necessário ser criativo, não preguiçoso e de mente aberta ao novo. É claro que ambos os sexos obedecem bem uma resposta quando estimulados corretamente e isso engloba duas áreas da sexualidade: as preliminares e a masturbação (tema de nossa próxima publicação).


Mas ao mesmo tempo em que esses dois fatores são simples e capazes de proporcionar prazer extremo, são também os vilões de muitos relacionamentos que estão com sexo fragilizado ou em outras circunstâncias aquele casal que está em um sexo casual, mas não o desenvolve. Isso se deve há grandes motivos: timidez, pouco de envolvimento (com parceiro e o clima do momento), nojo de algumas preliminares, insegurança sem saber se o outro vai gostar e receio pelo que o mesmo irá pensar diante do desempenho.


Vale lembrar que as preliminares são extraordinárias, porque elas desencadeiam a resposta sexual e inicia a química do sexo, portanto a excitação vai aumentando. Neste processo a mulher sofre mudanças na sua genitália: a vulva aumenta, a lubrificação aparece, e ocorre o alongamento da vagina. Tudo isto para poder receber o pênis sem qualquer incômodo ou dor excedida. Já o homem é capaz de ter seu pênis endurecido e incide dos vasos sanguíneos dilatarem aumentando tamanho, espessura e pulsação à medida que sente prazer.


Por isso é importante esclarecer alguma coisas: tenha paciência com o outro, explore o toque, use a boca, tenha criatividade, mude de posições quando necessário, experimente novos ambientes, insira outros artifícios nas preliminares (tais como: frutas, leite condensado, óleos comestíveis, etc), principalmente converse para expor o que lhe agrada ou não e da mesma forma saber do parceiro também!


Permita-se as preliminares, que se tornam mais interessantes com o tempo e intimidade entre casal. O sexo ideal só existe se formos capazes de construí-lo e isso só é possível com o amadurecimento do corpo e principalmente da mente. Nesse relacionamento maduro desenvolvem-se alguns dos valores mais significativos para o ser humano: afetividade (muito amor), compreensão, segurança e cabeça aberta para possíveis mudanças.


Ângela, psicóloga e psicopedagoga em 16/01/2013.

© 2012 by Alice Styles. No animals were harmed in the making of this site.

bottom of page