Clube da Afrodite
Espaço destinado a falar da beleza natural, relacionamentos e sexualidade

Bissexualidade, estar entre dois mundos...
Nesses últimos dias algumas pessoas tem me procurado pedindo para falar um pouco sobre a Bissexualidade, e em grande parte desse público são mulheres. Muitas delas relatam decepção com parceiros do gênero masculino, rotina nos relacionamentos, ou mesmo a descoberta de si mesma em novas experiências sexuais. Particularmente não me agrada rotulações com relação a origem da bissexualidade e ainda quanto ao gênero de cada um diante sufixos das terminações das plavras, as vezes me incomoda, preferia um termo como 'biafetividade', pois o envolvimento não é só sexual, mas social, pessoal, íntimo, envolvem valores, sentimentos e afetos.
Como expliquei algumas vezes em outros textos, não irei explanar aspectos psicológicos em si, nem trazer conceitos nem técnicas, mas expor de forma global uma determinada temática, reflexões sobre, e deixar um pouquinho de mim com relação o assunto.
Com a 'bissexualidade' não é diferente, nesse primeiro momento estou trazendo macro informações para satisfazer a curiosidade de alguns e paa esclarecer que não trata-se tão somente uma dúvida quanto ao querer sexual, na página seguinte trago mais! ;)
“A bissexualidade consiste na atracção sexual, romântica e/ou emocional por pessoas do gênero feminino e do gênero masculino com níveis variantes de interesse por cada um, e à identidade correspondente a esta orientação sexual.
Bissexual é portanto, em uma de suas acepções, o termo aplicado a pessoas que se sentem atraídas pelos gêneros masculino e feminino. O número de indivíduos que apresentam comportamentos e interesses de teor bissexual é maior do que se suporia à primeira impressão, devendo-se a pouca discussão desta situação essencialmente a uma tendência geral para a polarização da análise da sexualidade.
Um símbolo comum da comunidade bissexual é a bandeira do orgulho bissexual, que tem uma faixa magenta na parte superior para a homossexualidade, uma azul na parte inferior para a heterossexualidade e uma violeta, misturado a partir do magenta e do azul, no meio para representar a bissexualidade.
O símbolo da lua dupla é comum na Alemanha e nos países vizinhos. Outro símbolo usado para a bissexualidade é um diamante roxo, conceitualmente, derivado do cruzamento de um dois triângulos, rosa e azul (respectivamente), colocados sobrepostos um ao outro." (Fonte: Wikipédia)
Ângela - psicóloga e psicopedagoga, em 20/01/2013