Clube da Afrodite
Espa ço destinado a falar da beleza natural, relacionamentos e sexualidade

Para o prazer não há limites, nem idade!
Ao longo do tempo passamos por muitas vivências e com elas aprendemos e descobrimos muitas coisas. Acho estranho nos dias de hoje, via tanta liberdade e informação que se tem, ouvir a seguinte frase (de homens e mulheres): “Ah, não tenho uma vida sexual tão ativa quanto antes, meu tempo já passou!”... de fato algumas coisas mudam, mas todas as idades tem seus prós e contras. Não tenho medo nenhum em afirmar que pode-se ter uma vida sexual ativa e extremamente prazerosa a longo prazo!
No meu ponto de vista e também de muitos estudiosos que já tive a oportunidade de ler, além de escutas bem mais otimistas, todos são unanimes em dizer: O SEXO SÓ MELHORA COM A IDADE!
Tudo seu momento a juventude traz as descobertas e início de algumas escolhas. Mas particularmente não consigo descrever algo melhor do que o sabor de experiência acumulada! E meus queridos isso corre com o tempo! Assim como nosso desenvolvimento humano, o sexo tem seu tempo e modo, compreensível assim entender que uma fase vai preparando a outra no decorrer da vida. Vamos ter então a preocupação tão somente além dos sentimentos, ter sim uma vida sexual saudável!
A partir dos 20 anos, a pessoa encontra-se no auge da forma física e hormonal o que quase sempre proporciona mais vontade de transar, busca mil fantasias e qualquer hora em qualquer lugar. Porém essa impulsividade tem de negativo: o sexo sem camisinha, gravidez não planejada, preocupação excessiva com a opinião do outro (pode ser parceiro ou amizades que dão palpites o tempo todo). Então para a melhora nessa fase, seria sair do campo da insegurança e prevenir-se de situações indesejadas... tudo ao seu tempo, reduzindo a ansiedade para se sentir mais excitado(a).
Já aos 30 anos existe maturidade na cama, já sabe o que proporciona prazer e como pedir isso, tem plena consciência de como pode fazer mais pelo parceiro(a). Tem segurança de suas emoções e reconhece melhor os valores relacionados ao outro sabendo cultivar melhor o namoro/casamento/relação casual. Porém tem muitas pretensões, como ser perfeito em tudo que faz, inclusive no sexo, muitos homens (não todos, felizmente existem homens de verdade) nessa fase relacionam-se com mulheres mais novas ou vão em busca do corpo perfeito, pois pregam a máxima que só sentem prazer com uma companheira assim. Aqui é dado o momento de perdoar muitas falhas, de livrar-se de culpas, buscar trabalhar melhor a afetividade e sabe auxiliar na maturidade do parceiro.
Sexo aos 40 anos, traz a nomenclatura muito conhecida idade do(a) lobo(a), onde apesar de não ser a total e melhor forma a autoestima e a segurança do que sabe e é capaz proporciona relações sexuais deliciosas. Pois não tanta ansiedade, filhos geralmente criados ou bem encaminhados, deixando relaxar mais e quase sempre consegue ousar e sabe o que deixa um homem satisfeito. O que não pode ocorrer é deixar a sexualidade cair na rotina, além disso não deixar acomodar-se as mudanças hormonais que geralmente ocorrem a partir dos 45 como a menor pausa, fazendo reposição hormonal o que é importante, pois sem devidas intervenções diminui a lubrificação da vagina. Procure centrar-se em si mesma, na cama esqueça os problemas de casa, dos filhos e trabalho. Se faltar lubrificação não fique tímida em usar lubrificante. Buscar uma atividade como hobby no seu cotidiano irá melhorar o bem estar e com isso a excelência ao sexo!
Com 50 anos ou mais é sempre um momento de relaxar para a mulher, porque é fim da fase produtiva então relacionar-se sem tensões... não engravida, mas a confiança do relacionamento é tudo, pois sem preservativo é válido, no entanto lembre-se que existem as DST’s, conversem bastante no relacionamento ou se não tiver parceiro fixo não abra mão da camisinha nunca! Inove com brinquedinhos de sex shop, isso é válido em qualquer idade, mas aqui a criatividade torna-se uma aliada, hoje em dia nem precisa sair de casa, agora dá pra comprar por meio de catálogos online. As mudanças hormonais as vezes causa diminuição no apetite sexual, mas isso não precisa ser regra, pode-se reverter isso com uma reposição hormonal feita corretamente. Não deixe isso fazer perder o interesse, ame-se. Estudos revelam quem matem prática sexual possui maior disposição, bem estar e prazer o que auxilia em uma vida longa; passei, viaje, mude de ambiente com seu amor, recupere ou aguce o desejo sexual!
Ângela – psicóloga e psicopedagoga, em 24/02/2013.