top of page

1... 2... 3... Relacionamento Aberto: você conseguiria ter um?

Atualmente ouvimos muitas pessoas dizerem que ‘seu status de relacionamento é aberto’, mas será que estamos preparados ou já possuímos esse tipo de laço afetivo, mas não assumimos?! Estar relacionado com mais de uma pessoa não é novidade, desde a antiguidade já havia esse tipo de vínculo. No entanto, há modificações com o tempo, muito vai de acordo com a cultura de cada sujeito, além disso, ter um relacionamento aberto é bem mais do que um "Ménage à trois", claro que a sexualidade está associada, mas a diferença básica é que relacionamento envolve sentimentos, construções de vínculos o que com certeza transcende uma satifação momentânea em um ato sexual a três.


É válido ressaltar que independente de um ou outro, você deve sentir-se disposto a partilhar seu parceiro com outra pessoa. Muitos homens e mulheres possuem sucesso nesse tipo de relação, há depoimentos de que setem-se mais renovados nos momentos a dois, pela quebra de rotina e aumento na satisfação sexual, porém é importante lembrar que nem sempre há final feliz para tal relacionamento e muitas vezes gera motivo de desconfiança, insegurança, frieza e fim do relacionamento,  principalmente por ciúmes e as vezes comparação com o terceiro sujeito.


Creio que a escolha é de cada um, mas o primordial é preservar a felicidade do casal. Em geral, para evitar momentos desagradáveis, é bom chamar o parceiro (a) para uma conversa, em que fique claro até onde um e outro podem ir, evitando a possibilidade de frustração. Definir bem as coisas com diálogo é sempre boa saída, até para evitar fazer parte de um sintoma do mundo moderno: pessoas que se separam e trocam de parceiros como se mudasse de roupa, o que soa como 'a alternativa mais cômoda' e que pode estar a um clique. Com tanta oferta de sites de relacionamento disponibilizados na internet, tudo parece muito atrativo, mas nem sempre essa é a melhor opção a seguir!


Pense e assim forme sua opinião, chegue as suas conclusões!


Ângela – psicóloga e psicopedagoga, em 04/01/2013.

© 2012 by Alice Styles. No animals were harmed in the making of this site.

bottom of page